A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças, combate a obesidade e melhora a autoestima, especialmente de pessoas na maioridade. Exercícios regulares são fundamentais para uma vida saudável e um corpo em forma. Mas a prática requer cuidados, porque exercícios inadequados podem trazer riscos para a saúde.Para que possa fazer o percurso em maior segurança, siga as nossas recomendações, prepare-se com antecedência. Consulte as informações do percurso que pretende fazer, avalie as respetivas características técnicas, analise a sua condição física e leve água para se hidratar durante o percurso, assim como um kit de primeiros socorros.
Por que é importante caminhar?
- A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Ajuda as pessoas a socializar e a criar laços de amizade.
- Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação com outras atividades.
- A caminhada é um excelente exercício para atingir uma condição física saudável.
Avaliação médica
Antes de iniciar a prática do pedestrianismo é conveniente fazer uma avaliação médica, incluindo a realização de exames como, eletrocardiograma e hemograma. Atenção especial para diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de cuidados antes de caminhar.
Alimentação e hidratação
Antes de caminhar, faça uma refeição leve. Mantenha a hidratação adequada antes, durante e após a atividade física. Beba água!!! Jamais substitua a água por refrigerantes. Não espere sentir sede para beber água — quando a sede chega é porque a pessoa já está desidratada.
Nunca faça um percurso sozinho!
Mesmo que seja muito fácil, nunca faça um percurso sozinho. Pode acontecer alguma coisa, como torcer um pé, cair, sentir-se mal, etc., e lá ninguém o pode ajudar. Geralmente, os percursos afastam-se das vias de comunicação e fica-se mais isolados das pessoas e ninguém o consegue ouvir, caso precise de ajuda. Além do mais, é mais agradável partilhar-se a caminhada com alguém com quem se conversa e partilham as descobertas e emoções que se vão vivendo.
Procure não sair dos trilhos que estão marcados
O risco de se perder é elevado, não arrisque! Preserve os caminhos tradicionais, e ao passar junto ou em terrenos privados (que amavelmente autorizaram a passagem pelo trilho), respeite a propriedade, não destrua as vedações nem calque terrenos cultivados.
Durante a caminhada, não faça barulho…
Tente comportar-se bem, para que a sua passagem nas zonas visitadas não seja sentida pelos animais habitantes. Assim, a hipótese de os observar é sempre maior, se não os afugentar.
Respeite os outros, bem como o património histórico, cultural e natural
Caminhe com a precaução necessária, evitando acidentes. Evite também ações que conduzam à degradação ou destruição do património observado e visitado.
Sempre que se sinta cansado, pare e descanse
Nas caminhadas não existem contrarrelógios nem competições. Num grupo de caminheiros, os verdadeiros acompanham sempre os colegas, e não fazem competições! O principal objetivo das caminhadas é o contacto com a natureza, de forma relaxante e saudável!
O equipamento
Para conforto e segurança do pedestrianista é importante ter em atenção a escolha do equipamento. Nas caminhadas pode encontrar situações climatéricas adversas com muito calor ou muito frio, terreno pedregoso ou escorregadio, etc. Assim, é importante que se esteja devidamente preparado para todas estas situações. O uso de roupa confortável e adequada, à estação do ano, também é importante. Nem sempre os trilhos são aconselhados durante todo o ano, quando visitados em épocas distintas, os mesmos apresentam paisagens e características diferentes. A dor nos pés, a meio de uma caminhada, é extremamente desconfortável…. Quando comprar calçado tenha em atenção algumas características específicas para a caminhada. As principais marcas de calçado oferecem diversos modelos com sistema de amortecimento, que atenuam o impacto do pé no solo. Use-o pelo menos duas semanas antes, em pequenas caminhadas. Calças compridas são sempre aconselháveis, para proteção das pernas de possíveis arranhões. No outono e no inverno, um corta-vento ou um impermeável dão sempre jeito.
Nunca faça fogueiras!
Ao se formar lume ou acender uma fogueira, quando as coisas se descontrolam pode ser provocar um incêndio e destruir toda a paisagem que o convidou a visitar esse espaço. Fogueiras serão apenas permitidas em locais devidamente assinalados para esse fim, além de que nunca devem ser abandonadas sem a certeza de que toas as brasas ficaram bem apagadas.
Antes de iniciar o percurso, faça um ligeiro aquecimento preparando o corpo para o esforço físico, assim como ao terminar, alongue os músculos para que recuperem mais depressa do esforço físico feito.
Quando se caminha em grupo, respeite os seus limites e os dos outros. Não se importe de caminhar em último caso seu ritmo seja mais lento. Se estiver na frente fique atento aos que têm um ritmo mais lento para apoiá-los.